LOGO GIA - Marca Prioritária.png

NÚCLEOS EM AÇÃO

Os Núcleos são dinâmicos, voltados para desenvolver os objetivos, missão, visão e valores numa construção participativa na política socioambiental e ética do GIA, aliado ao seu lema: Tudo que o homem planta, um dia o mundo irá colher.

NÚCLEO DE VIVÊNCIA AMBIENTAL – NUVA

 

Projeto Vivência Ambiental

É o alicerce do GIA, foi implantado inicialmente em Caucaia no ano de 1993, posteriormente nos Municípios de Fortaleza, Guaramiranga, Pacoti e Beberibe. Desde 2017 começou desenvolver ações no Assentamento Menino Jesus localizado no Município de Chorozinho – Ce.

O projeto visa a integração social e o fortalecimento comunitário, a partir de reflexões sobre a função do indivíduo, no contexto em que está inserido,, valorizando o patrimônio ambiental e cultural local.

Promove o aprendizado através da interação e da participação de crianças, jovens, adultos (mulheres) e diversos profissionais.

Tem ações fundamentadas na educação ambiental: o monitoramento de recursos hídricos, alternativas e soluções para destinação correta dos resíduos sólidos (lixo), agroecologia, práticas preservacionistas em unidades de conservações, além de eventos socioambientais e educativos como, bazares e feiras de economia criativa e solidária. Com o intuito de dar relevância às culturas locais, o projeto traz ainda um resgate cultural, por meio da formação pessoal, com a criação de clubes de leitura, grupos musicais, cinema e ainda a qualificação profissional.

Imagem10.jpg

Projeto Cinema Socioambiental - CineGIA

Em 2018 houve a junção do Projeto Cinema Socioambiental – CineGIA ao Projeto Vivência Ambiental como ferramenta pedagógica e fortalecimento comunitário ao Assentamento Menino Jesus, levando Lazer e Entretenimento.

Desde 2007 o CineGIA vem atuando com o objetivo de divulgar filmes relacionados a questões socioambientais e da cultura brasileira. O projeto foi contemplado por uma seleção pública do Ministério da Cultura e esteve em mais de 20 (vinte) municípios cearenses.

Em 2009 ocorreu uma parceria com os Ministérios de Meio Ambiente e da Educação - MMA através da 1a Mostra do Circuito Tela Verde, voltada para vídeos com temáticas ambientais, visando estimular atividades dirigidas à educação ambiental, por meio da linguagem audiovisual.

Em 2010, por ocasião da 2ª Mostra do Circuito Tela Verde, O GIA produziu o documentário chamado: Icaraí em Ruína em parceira com a produtora independente Anabola Filmes.

Núcleo de Formação, Treinamento, Educação e Eventos -NUFORTE

Está fundamentado na ótica da Educação Ambiental, desenvolvida para as empresas, entidades associações de classe, conselhos, órgãos públicos, políticas públicas e OSC’s em geral, numa perspectiva crítica e atuante relacionada à permanência e convivência junto ao meio ambiente em que vivemos. Atua em questões ambientais relevantes como, resíduos sólidos, recursos hídricos, agricultura orgânica e cuidados relacionados tanto ao ambiente rural quanto ao urbano. As metodologias aplicadas são sempre dinâmicas, atrativas e inovadoras, atingindo diversos públicos.

Treinamento Motivacional 

 

Visa desenvolver as potencialidades dos participantes, por meio do aperfeiçoamento de suas habilidades, competências, bem como, descoberta de novos talentos, através de um planejamento estratégico.

Cursos

 

Visam um aperfeiçoamento prático, voltados ao mercado verde, oferecendo aos participantes ferramentas e habilidades para um desenvolvimento intelectual e profissional. Dentre alguns cursos destacam-se: Pedagogia Ambiental; Metodologia e Prática em Educação Ambienta; Costura Sustentável; Paisagismo Ambiental; Perito Ambiental e Organização de Eventos.

Oficina de Prática Sustentável

 

Objetivando o aprendizado para vida prática das pessoas com temas relevantes como: Bioconstrução, Agroecologia, Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos e outros, envolvendo sempre a inovação ambiental. Além do bem-estar e aprendizado ocorridos nas oficinas, cada participante ter a possibilidade desenvolver os seus próprios negócios sustentáveis.

Consultoria Socioambiental

 

Estuda e analisa os prováveis impactos socioambientais com o objetivo de apresentar soluções viáveis e concretas, para os diversos ecossistemas. Possibilita que empresas e instituições garantam a qualidade de seu trabalho e a preservação socioambiental, que lhe confere o papel de Empresa com Responsabilidade Socioambiental.

Organização de Evento

 

 Desde 2002 vem desenvolvendo eventos socioambientais, com o intuito de divulgar as ações da instituição, bem como capacitar pessoas para o mercado de trabalho. Possui expertise em ciclo de palestras, seminários, congressos, simpósios, fóruns e workshops; atua em diversas linhas temáticas tais como: Bioma Caatinga, Ética Ambiental, Resíduos Sólidos, Gestão Turística, Educação Ambiental para Educadores e Educandos, Recursos Hídricos, Arborização Urbana e outros. Os eventos são criativos e inovadores obtendo sempre resultados satisfatórios.

Imagem20.jpg
Imagem19.jpg
Endereço

Av. Dom Luís, 300 - Sala 717

Bairro Aldeota - Fortaleza, CE

Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • telegram-icon-18
117629654_621061482164559_65438066062457
Imagem5.jpg
Imagem11.jpg
01122.jpg
101.jpg
0420102.jpg
520520,.jpg
0102.jpg

NÚCLEO DE ENERGIA EMPREENDEDORA – NUENE.

​O Projeto Energia Empreendedora na Reutilização de Resíduos Sólidos para a Geração de Renda, Emprego e Educação Ambiental, foi criado em 2010 (parceria com antiga COELCE, hoje ENEL), no intuito de transformar os resíduos sólidos em produtos ecológicos com inovação, criatividade no design, aumentando o ciclo de vida do produto, no qual chama-se economia circular.

Implantado em 2011 com o público vulnerável: pessoas em situação de rua (dependentes químicos, desempregados e catadores de lixo), envolvendo homens e mulheres. A partir de 2012 inseriu somente mulheres acima de 35 anos, residentes em bairros com IDH muito baixo da cidade de Fortaleza. Essas mulheres encontravam-se fora do mercado convencional e em situações de violências. Em 2017 o Projeto foi para a Região Metropolitana de Fortaleza, no Assentamento Menino Jesus localizado em Chorozinho – CE.

 

De 2011 a 2020 o Projeto Energia Empreendedora transformou 253.035 kg de resíduos sólidos em 16.548 unidades criando 12(doze) tipos diferentes de produtos ecológicos: estojo escolar, necessaire, bolsas e pastas multiuso, sacolas para supermercados, mantas, tapetes, jogos americanos, guardanapos de mesa  e brindes para escritório: cartão de visitas, porta moeda, terrários e outros da marca LoGIA.

 

A grande relevância do Projeto visa a sensibilização e transformação da vida das pessoas, em condições  socioeconômicas vulneráveis, para serem protagonistas do ambiente local. Por meio da educação ambiental destino dos resíduos sólidos, empreendedorismo verde, inovação, negócios verdes, geração de renda, inclusão social e a produção mais limpa, contribuindo na efetivação da política pública dos resíduos sólidos do Estado do Ceará. Assim, no ano de 2019 o GIA recebeu o Certificado da Fundação Banco do Brasil como TECNOLOGIA SOCIAL.

Imagem21.jpg